Oceanografia
O QUE É A OCEANOGRAFIA?
Oceanografia é uma ciência multidisciplinar que se dedica ao estudo cientifico dos oceanos, dos fenómenos que neles ocorrem, assim como da sua interacção com os continentes e atmosfera. Tanto o termo Oceanografia (estudo da Geografia dos oceanos: o mapeamento das fronteiras oceânicas e a delineação das correntes oceânicas)- que é da Escola Norte Americana ou a designação Oceanologia (estudo do mar) que é da Escola Europeia são, actualmente, consideradas terminologias apropriadas.
Apesar de a busca do entendimento científico do ambiente marinho ter começado nos tempos de Aristóteles, a Oceanografia é considerada como uma ciência recente. O surgimento da Oceanografia moderna foi marcado pela viagem do veleiro inglês "H.M.S. Challenger", que de 1872 percorreu, durante 3 anos, 110 mil km por todos os oceanos, com o objectivo de investigar as condições físicas do oceano, a composição química da água do mar, as características químicas e físicas dos depósitos do fundo oceânico e a distribuição da vida no ambiente marinho.
As informações colectadas durante esta viagem resultaram em 50 volumes, totalizando 29.000 páginas e 3.000 ilustrações, o que permitiu um grande avanço do conhecimento sobre os oceanos. A partir de então a oceanografia progrediu através de novas expedições. Surgiram conselhos internacionais e institutos oceanográficos na Europa e nos Estados Unidos.
Em 1961, a UNESCO cria o seu escritório de Oceanografia; mais tarde surge a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC), com sede na própria UNESCO, em Paris.
Entre 1957 e 1958, realizou-se o Ano Geofísico Internacional - organizado pelo Comité Científico sobre Pesquisa Oceânica (SCOR) - com a participação de mais de 50 países.
A oceanografia está, basicamente, dividida em quatro grandes áreas: Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Química e Oceanografia Geológica.
Oceanografia Biológica -