Oceanografia
Oceanografia Física
Aluno: Adriel Lucas Balieiro Rodrigues
Turma: 2º ano TAIEM
Turno: Matutino
Piúma, 23 de Julho de 2013.
Introdução
A Oceanografia Física é o ramo da Oceanografia que tem como objetivo o estudo, a análise e a descrição dos processos físicos que ocorrem nos oceanos, bem como suas relações e influencias. Estuda os movimentos dos corpos de água e suas características físicas, suas variações no tempo e no espaço, e o estudo teórico dos processos que controlam esses movimentos e as propriedades físicas oceânicas, costeiras e transicionais. Engloba acústica submarina, propagação da luz na água do mar, análise de massas de água, movimentos do mar: marés, ondas, correntes oceânicas superficiais e profundas, vórtices, transporte de calor e massa e interação oceano-atmosfera. Assim, para além de fazer o diagnóstico, poderá também fazer o prognóstico da evolução destes sistemas e prever as suas implicações. Estas, não são só físicas e, por isso, a Oceanografia é um componente curricular interdisciplinar em que a Oceanografia Física representa uma parte fundamental. A oceanografia física usa conhecimentos da mecânica dos fluidos, assim como um vasto repertório de sistemas de observação in situ, como bóias oceanográficas e CTD's e através de sensoriamento remoto. A oceanografia física recorre a modelos hidrodinâmicos para prever muitos desses processos.
A oceanografia física, juntamente com a meteorologia, fornece muitas informações sobre o funcionamento da dinâmica climática mundial, buscando compreender fenômenos como a Oscilação Sul do El Niño (OSEN, ou ENSO, em inglês - El Niño Southern Oscillation) e o Efeito Estufa.
Desenvolvimento O oceano é um ambiente físico, já que no seu interior e do seu centro ate seus pontos periféricos ocorrem diversos processos físicos, assim sendo, processos que são descritos