ATIVOS DO MERCADO FINANCEIRO COMO ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS
- as ações de empresas / títulos de dívida / notas promissórias.
AÇÕES
As ações são títulos que garantem aos seus donos a participação acionária nas empresas que as emitem. As ações de empresas são comercializadas, no Brasil, na Bolsa de Valores de São Paulo.
- ações ordinárias: propiciam aos seus proprietários o retorno do investimento através do pagamento de dividendos ou da elevação do preço da ação em determinado período.
- ações preferenciais: propiciam aos seus proprietários o retorno do investimento através de pagamento de dividendos periódicos fixos, que devem ser pagos aos seus proprietários antes de qualquer pagamento ser efetuado aos proprietários de ações ordinárias. Os acionistas preferenciais têm prioridade no recebimento de qualquer dividendo da empresa em relação aos acionistas ordinários.
TÍTULOS DE DÍVIDA
- São emitidos por empresas e pelos governos e ofertados a investidores que os compram com a promessa de obterem no futuro seu dinheiro de volta mais os juros referentes ao período de investimento. Dois tipos: Títulos do Tesouro e Corporativos.
Títulos do tesouro: são emitidos pelos governos como meio de obter recursos financeiros de longo prazo, com vencimento de 10 a 30 anos em geral.
O investidor que compra esses títulos tem um crédito a ser recebido no futuro acrescido da taxa de juros definida como a taxa de remuneração do capital do investidor.
Títulos corporativos: têm as mesmas características dos títulos do tesouro, porém são emitidos por empresas para obterem recursos financeiros que financiem suas ações de longo prazo, com a ampliação de unidades produtivas, compra de equipamentos, máquinas etc.
- Em geral, o mercado financeiro é mais atraído por títulos do tesouro em função de sua maior confiabilidade no longo prazo, gerando maior liquidez a esses títulos em comparação com os títulos corporativos.
- A segurança dos investidores é garantida pelas