oceanografia
Para a elaboração do trabalho foi utilizado como meio de pesquisa principal materiais disponibilizados na internet, alguns livros.
2. Objetivos
2.1 – Objetivos gerais
a) Saber quais os sais presentes na água do mar
2.2 – Objetivos específicos
a) Que benefícios esses gases trazem a água do mar
b) De que forma eles afectam a fauna e a flora microbiana
c) De que forma eles afectam ao homem
3. Introdução
Água do mar é a água encontrada em mares e oceanos, esta tem uma salinidade próxima de 35 (3,5%) em massa, se considerarmos apenas os sais dissolvido.
Como a superfície do oceano está em contato directo com os gases atmosféricos, se tem a presença de vários desses gases dissolvidos na água do mar. Entre os gases atmosféricos presentes na água do mar, os principais são: oxigênio (com concentrações entre 0 e 9 ml/l), nitrogénio (8 a 15 ml/l), dióxido de carbono (33 a 56 ml/l), argónio (0,2 a 0,4 ml/l), hélio e neónio (ambos com concentrações muito pequenas, da ordem de 1,6 × 10−4 ml/l).
4. Gases dissolvidos na água do mar
A água a uma dada temperatura e salinidade está saturada com gás quando a quantidade do gás que se dissolve na água é igual à quantidade que sai ao mesmo tempo. A água do mar superficial está geralmente saturada com gases atmosféricos, como oxigênio e nitrogênio. A quantidade de gás que se pode dissolver na água do mar é determinada pela temperatura e salinidade da água. Aumentando-se a temperatura ou a salinidade reduz-se a quantidade de gás que pode ser dissolvido.
Os gases podem ser divididos em dois grupos, os gases conservativos ou inertes, ou seja, suas concentrações são afetadas somente por processos físicos (temperatura, salinidade), como o nitrogênio, argônio, hélio, neónio e xenônio . Já os gases não conservativos modificam suas concentrações