introdução a fundamentos da administração
Dizem que deve ter sido um pouco antes a elaboração da primeira organização, mas será que isto importa?
O importante é que, desde os primórdios da humanidade, existe a necessidade de planejar e alocar os recursos necessários para a realização de um trabalho e a consecução de objetivos humanos, por meio da liderança de pessoas que realizam os trabalhos necessários para alcançar aqueles resultados comuns. Acredita-se que os fundamentos da administração começaram a ser elaborados nestes tempos de trabalhos simples, recursos rudimentares e objetivos de curtíssimo prazo. Atingiram, nos dias de hoje, uma complexidade incomensurável para poder atender as demandas das grandes corporações supranacionais, das redes flexíveis de empresas, bem como das grandes fusões e incorporações empresariais.
Todos aqueles que necessitam atuar e interferir na condução dos trabalhos em uma organização, quer seja ela uma empresa privada ou pública, pequena ou grande, comercial ou religiosa, entre uma imensa gama de tipos existentes, deverão ser considerados gestores.
Os gestores necessitam dos conhecimentos fundamentais para identificar, analisar e realizar os objetivos humanos que só são atingidos por meio de uma organização. Esta disciplina apresentará os seguintes fundamentos:
Fenômeno
administrativo
Abordagens
teóricas
Planejamento
empresarial
Ferramentas
de gestão
A
organização
Figura 1 – Os fundamentos da administração. (Autoria própria.)
Os estudos da disciplina objetivam levá-los a assimilar os principais conceitos compreendidos no fenômeno administrativo – o perfil e características determinantes do administrador, ontem e hoje. Da mesma forma, permitirá obter uma visão completa