Oceania
Introdução
A Oceania é um continente curioso, que tem grande variedade em suas características físicas, como ser um continente inteiramente insular. É formado por 13 países, sendo apenas a área da Austrália representante de cerca de 90% da área total do continente. Por conta de seu posicionamento geográfico (‘’isolada’’), houve demora à sua colonização, sendo isso um motivo para ser denominado Novíssimo Mundo.
Ela pode ser dividida em dois grupos: o primeiro é formado pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné enquanto o segundo é formado pelas ilhas menores, e este pode ser dividido em outras três regiões: Melanésia, Micronésia e Polinésia.
Desenvolvimento
Relevo
O conjunto das paisagens naturais que formam a Oceania possui uma gênese muito peculiar, diretamente influenciada pelo fato de essa região estar inserida no Círculo de Fogo do Pacífico, a região tectonicamente mais ativa do Planeta. A Oceania é um continente predominantemente insular, que possui também uma porção continental composta unicamente pela ilha-continente Austrália. Todos os outros 13 países que a compõem são arquipélagos que abrangem pequenas ilhas, com exceção de Papua Nova Guiné e Nova Zelândia, compostos por ilhas maiores. A Austrália é uma das poucas áreas do continente tectonicamente estável. Grande parte da Oceania está situada nas bordas da Placa do Pacífico, que é abrangida por uma área tectonicamente muito ativa denominada de Círculo de Fogo do Pacífico, o que deu origem a uma grande quantidade de ilhas de origem vulcânica. Uma das ilhas vulcânicas mais famosas é o Havaí, situada sobre um hot spot, ponto intraplaca de temperatura anômala, que possui um dos vulcões mais ativos do Planeta, o