Obtenção, dosagem e solubilidade do iodo
Relatório 10: Padronização de soluções Ácidas e Básicas
BELO HORIZONTE
2012
Introdução
A análise volumétrica consiste na determinação quantitativa da concentração desconhecida de uma solução, utilizando uma solução de concentração exatamente conhecida (solução padrão).
A operação de adição de uma solução (titulante) sobre a outra (titulada) usando uma bureta é conhecida como titulação. A reação que ocorre entre a solução padrão e a solução de concentração desconhecida precisa ser acompanhada até o seu final. O ponto em que ocorre o término da titulação chama-se ponto de equivalência ou ponto final teórico (ou estequiométrico). O final da titulação pode ser identificado por alguma mudança visual, produzida pela própria substância padrão ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador.
O ponto em que a mudança visual ocorre é chamado de ponto final da titulação. Numa titulação ideal, o ponto final visível coincide com o ponto final estequiométrico ou teórico. Na prática, no entanto, ocorre uma diferença muito pequena, que representa o erro da titulação.
O indicador e as condições experimentais devem ser selecionadas de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto possível.
Para poder ser empregada em análise volumétrica, uma reação deve satisfazer às seguintes condições:
1. Deve ocorrer uma reação simples que possa ser expressa por uma equação química; a substância, a ser determinada deverá reagir completamente com o reagente em proporções estequiométricas.
2. A reação deve ser praticamente instantânea ou proceder com grave velocidade. ( A maioria das reações iônicas satisfaz esta condição). Em alguns casos, a adição de um catalisador aumenta a velocidade da reação.
3. Deve haver uma mudança de energia livre marcante conduzindo à alteração de alguma propriedade física ou