IODO
II OBJETIVOS
Obtenção, dosagem e testes de solubilidade do iodo
III PARTE EXPERIMENTAL
III.I PROCEDIMENTO I: OBTENÇÃO DO IODO
III.II PROCEDIMENTO II: PREPARO DA SOLUÇÃO DE IODO/IODETO
Adicionou-se 50 mL de água ao balão “B”. Adicionou-se ao mesmo balão 0,5 g de KI. Agitou-se, e logo em seguida, colocou-se a solução do balão “B” em um balão volumétrico de 250 mL. O balão foi lavado e transferiu-se quantitativamente a água de lavagem para o balão volumétrico. Completou-se o volume do balão com água destilada e a solução foi agitada e homogeneizada.
III.III PROCEDIMENTO III: ENSAIOS DE SOLUBILIDADE
Transferiu-se, aproximadamente 2 mL da solução de iodo para um tubo de ensaio. Ao mesmo tubo, adicionou-se a mesma quantidade de hexano e agitou-se intensamente. Observou-se e anotou-se os resultados. Em outro tubo de ensaio, foi adicionado um pequeno cristal de iodo e aproximadamente 2 mL de hexano. Agitou-se o tubo e anotou-se os resultados comparando-o com o anterior. Repetiu-se o experimento do cristal com a acetona e o etanol.
III.IV PROCEDIMENTO IV: DOSAGEM DO IODO
IV RESULTADOS E DISCUSSÕES
IV.I RESULTADOS E DISCUSSÕES DO PROCEDIMENTO I
IV.II RESULTADOS E DISCUSSÕES DO PROCEDIMENTO II
Observou-se nessa parte, de todo o processo para a obtenção do iodo, diferenças macroscópicas quanto a sua coloração. Ao acrescentar água ao balão usado para a obtenção do iodo no procedimento I, a solução apresentou uma cor amarelada e houve pouco precipitado, no caso o iodo. Ao adicionar-se o KI e agitar a solução, a coloração se tornou mais escura, de um tom marrom e mais homogênea.
IV.III RESULTADOS E DISCUSSÕES DO PROCEDIMENTO III
IV.IV RESULTADOS E DISCUSSÕES DO PROCEDIMENTO IV
V CONCLUSÃO
VI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS