Obtenção do sulfato de cocaína
RESUMO
A cocaína é considerada uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central, a qual age rapidamente no cérebro, provocando respostas intensas. No experimento observaram-se os processos necessários para o alcaloide de cocaína se convertesse ao sulfato. Foram utilizados produtos como Amônia, gasolina e acido sulfúrico, esse ultimo atuou na formação do sal de cocaína numa reação ácido-base, no qual consecutivamente com adição de uma amina se obteve o produto final esperado.
INTRODUÇÃO
A cocaína é um alcaloide branco, inodoro, cristalino, de sabor amargo, com propriedades anestésicas e vasoconstritoras, extraído das folhas da Erithroxylon coca e cujo nome químico é benzoilmetilecgonina. Esta planta é um arbusto nativo da América do Sul que pode atingir até 5 metros de altura e é imune às pragas. A planta começa a produzir após um ano e meio do plantio, podendo dar até cinco safras por ano e continuar economicamente ativa por quase 30 anos. É também conhecida como coca, neve ou epadú, este último nome tendo sido dado pelos índios brasileiros (NUTES,2002).
A cocaína pode chegar até o consumidor sob a forma de um sal, o cloridrato de cocaína, o “pó”, “farinha”, “neve” ou “branquinha”, que é solúvel em água e serve para ser aspirado (“cafungado”) ou dissolvido em água para uso intravenoso (“pelos canos”, “baque”), ou sob a forma de base, o crack, que é pouco solúvel em água, mas que se volatiliza quando aquecida e, portanto, é fumada em “cachimbos.(CEBRID,2003).
A cocaína é considerada uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central, a qual age rapidamente no cérebro, provocando respostas intensas. São drogas de rápido efeito, porém, de curta duração. É usada por via intranasal, intravenosa e via pulmonar. Possui forte tendência para causar dependência e há risco de overdose ( CLINICAVALEVIVER).
À cocaína é uma mistura de uma variedade incerta de reagentes químicos em sua preparação. O desconhecimento quanto a sua composição