"Ó patria amada, idolatrada", mude! mude!
A copa do mundo é um dos principais eventos globais. Realizada de quatro em quatro anos, deixa seus admiradores na expectativa de acompanhar sua belíssima produção. E em 2014, o Brasil será a casa deste magnifico evento mundial.
Somos o país do Futebol, pioneiros em revelação de estrelas futebolísticas, Rei Pelé que o diga. Foi por isso que nossos governantes se empenharam ao máximo para conseguir ser palco desse evento, que na verdade, nós não estamos inteiramente prontos para realizar.
As obras propostas deixaram claro que realizar tal evento deixaria um patrimônio social de importância a nosso país, o que é pura ilusão. E o “povão” parece estar mais preocupado com o andamento das obras nos estádios do que com a infraestrutura necessária para realização do evento em si, .
Não se pode acreditar que a construção/reforma de estádios de futebol é a única atitude que precisamos. Temos que fazer nosso planejamento, às obras da Copa do Mundo estão muito atrasadas. A maior parte das chamadas melhorias urbanas nem sequer saiu do papel.
É de suma importância lembrar que sediar uma copa é algo que vai além do Futebol, principalmente para nosso país. O Brasil não vai conseguir enfrentar de cara limpa a difícil missão de se organizar, para tornar realidade às oportunidades que tal evento proporciona não só ao esporte, mas á economia, a sociedade, ao futuro de nossa nação.
É triste ter que admitir que o Brasil não tenha preparo, nem infraestrutura para sediar uma Copa ou Olimpíada. Os muitos problemas sociais que temos não podem ficar invisíveis.
Temos conhecimento que nossas leis não funcionam e são lenientes com o crime. A segurança é falha. Nossa educação é uma das mais defasadas e não há interesse político real em melhorar o nível de ensino. As favelas brasileiras nunca foram urbanizadas e falta saneamento básico. Há décadas não há investimento em infraestrutura.
Todos sabem disso. O problema é que o governo não