Cocaína
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Química Geral
Cocaína
João F. B. Pereira, Lucie da Rocha, Marisa Noijens, Pedro M. R. Barradas
A Cocaína é um alcalóide que deriva da planta Erythroxylum coca. Os alcalóides são compostos orgânicos heterocíclicos, que possuem um ou mais azotos no seu esqueleto carbónico, possuem origem vegetal e são aplicados principalmente na produção de fármacos naturais. A Cocaína, que já é utilizada há mais de 1200 anos pelos povos nativos da América do Sul, tornou-se numa droga capaz de degradar a saúde humana.
Contudo, até na medicina a Cocaína já se mostrou presente, tendo sido utilizada por Sigmund Freud nos seus pacientes.
O ser humano há muito que abusa de substâncias psicoativas. E a cocaína é uma das drogas há muito utilizadas. A cocaína, benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é uma droga originária da planta
Erythroxylum coca.
Fig. 1 Estrutura da Cocaína
Esta planta cresce sob a forma de arbusto ou em árvores no leste dos Andes e acima da Bacia Amazónica.
Cultivada num clima tropical a altitudes que variam entre os 450 e os 1.800 metros acima do nível do mar, continua a ser usada pelos nativos da região que a mascam.
O nome coca deriva de uma palavra aimará,
“khoka”, cujo significado seria “a árvore”. Para os Incas, a planta era sagrada, um presente do Deus Sol, relacionada com a lenda de Manco Capac, o filho do Sol, que desceu do céu sobre as águas do lago Titicaca para ensinar aos homens as artes, a agricultura e para os presentear com a coca.
Ao consumir diretamente da planta, mesmo que em grandes quantidades, apenas é absorvida uma dose insignificante de cocaína. Os povos da América do Sul mastigavam-na com o objetivo de suportar a fome, sede e cansaço. Os Incas e outros povos dos Andes, recorriam à cocaína para os auxiliar no seu trabalho a altas atitudes onde o frio e a rarefação do ar dificultavam o trabalho.
Os espanhóis, para tentar