OBTENÇÃO DE HIDROGÊNIO
O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e o décimo mais abundante em massa na Terra, onde ele é encontrado em minerais, nos oceanos e em todos os organismos vivos. A menor presença do hidrogênio na Terra é resultado da sua volatilidade durante a formação do planeta.
Como o átomo de hidrogênio possui somente um elétron, poderíamos pensar que as propriedades químicas deste elemento seriam limitadas, mas isto está longe de ser o caso. O hidrogênio possui propriedades químicas ricas e variadas. Apesar do seu único elétron, em certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente. Além disso, o seu caráter varia desde uma base forte de Lewis (como íon hidreto, H-) até um ácido forte de Lewis (como cátion hidrogênio, H+, o próton). Na verdade, o hidrogênio forma mais compostos do que qualquer outro elemento.
OBJETIVOS
Produção de hidrogênio; utilização do hidrogênio para determinar a massa molar do magnésio.
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
Béquer de 250 mL
Béquer de 120 mL
Proveta de 100 mL
Papel alumínio
Pinça
Termômetro
Suporte universal
Garra
Pisseta
Bastão de vidro
____________________
H2O
Mg(s)
Solução concentrada de HCl (1:1)
PARTE EXPERIMENTAL
Com o auxílio de uma tesoura, cortou-se um pedaço de fita de magnésio, que foi lixado com uma esponja de aço (Bombril). Pesou-se o pedaço de fita em balança analítica e sua massa foi de 0,1027g. Em um béquer de 250 mL colocou-se cerca de 40 mL de água destilada, pegou-se uma proveta de 100 mL e foi adicionada a ela água destilada até encher completamente a proveta, após completar a proveta com água utilizou-se um papel alumínio para fechar a parte superior da mesma, evitando assim a formação de bolhas. A proveta foi invertida e colocada dentro do béquer com água destilada e com auxílio de uma pinça foi retirado o papel filtro que cobria a superfície da proveta. A fita de