Obtenção da Amonia em Escala Laboratorial
Obtenção da Amônia
Obter a amônia em escala laboratorial
Introdução
O método de obtenção da amônia foi através do aquecimento da mistura do cloreto de amônio (NH4Cl) com hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Como resultado da reação, foi obtido uma solução de cloreto de cálcio (CaCl2) e amônia (NH3) em forma gasosa. Nesta experiência foi utilizado o método de aquecimento, que é uma das formas de transformação ou obtenção de uma mistura de substâncias em outras.
Materiais e Reagentes:
1 suporte universal;
1 manta aquecedora;
1 balão de fundo redondo;
1 garra;
1 espátula;
1 funil analítico;
1 rolha;
1 mangueira de borracha;
1 bécker;
1 vidro de relógio;
8 g de cloreto de amônio - NH4Cl ;
10g de hidróxido de cálcio – Ca (OH)2 ;
Tubo de Ensaio
1 Almofariz
1 Enlemeyer
Água Destilada
Quantidade X de Na2CO3
Alaranjado de Metila
Fenolftaleína
Quantidade X de Ácido Clorídrico – HCl
Quantidade X de Nitrato de Prata – AgNO3
Procedimentos
Primeiro foi montada a aparelhagem para o experimento.
Experimento 1 ) O suporte universal foi usado para segurar o balão de fundo redondo sobre a manta aquecedora com o auxílio de uma garra. O cloreto de amônio e o hidróxido de cálcio foram colocados no balão de fundo redondo com o funil analítico e auxílio de uma espátula. A mangueira de borracha foi colocada na rolha com furo e usada para fechar o balão de fundo redondo. A outra ponta da mangueira foi colocada dentro do bécker e a manta aquecedora foi ligada.
Experimento 2 ) O reativo de Tollens, devido ao alto poder de redução, reage apenas com os aldeídos e com α-hidroxi-cetonas, não reage com cetonas como função única. Nessa reação, os aldeídos reduzem o cátion da prata (Ag+) que compõe o reativo. Isso ocasiona a formação de prata metálica que é depositada nas paredes do recipiente.
Experimento 3 ) Foi realizado o preparo e a padronização do HCl - 0,1 N . Foi feito a preparação