Química descritiva
1.1. Características gerais e propriedades
1.1.1. Série química: não metal
1.1.2. Número atômico: 8
1.1.3. Raio atômico: 60 pm
1.1.4. Distribuição eletrônica: 1s² 2s²
1.1.5. Isótopos estáveis: , e
1.1.6. Formas alotrópicas:
1.1.7. Forma também uma grande no estado combinado: é o elemento mais abundante da crusta terrestre (sob a forma de sílica e de silicatos) e dos oceanos (sob a forma de água).
1.1.8.
1.1.9. Muito eletronegativo e muito oxidante, por isso, muito reativo.
1.2. Principais usos e aplicações
1.2.1. Usado nos diversos processos industriais como comburente universal para uma infinidade de processos.
1.2.2. Utiliza-se ainda na produção de uma grande variedade de substâncias de interesse industrial, como o acetileno, a acroleína, o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), o cloro (por oxidação do HCl) e o óxido de etileno.
1.2.3. Outras aplicações menos normais incluem a utilização do gás em garrafas para mergulhadores, em tendas hiperbáricas para fins terapêuticos e como comburente em motores de reação.
1.2.4. Ação biológica
1.2.4.1. O oxigênio tem um papel vital nos processos de respiração e metabolismo dos organismos vivos. Provavelmente, as únicas células vivas que não precisam de oxigênio são algumas bactérias anaeróbicas que obtêm energia por outros processos metabólicos.
1.2.4.2. No Homem, o oxigênio é absorvido para a corrente sanguínea nos pulmões, sendo então transportado até às células onde ocorre um intrincado processo de troca. Os compostos nutrientes, dentro da célula, são oxidados por intermédio de processos enzimáticos complexos. Esta oxidação intracelular é a fonte de energia da maior parte dos animais, principalmente dos mamíferos. Os produtos finais são dióxido de carbono e água, que são eliminados pelo corpo através dos pulmões.
1.3. Ocorrência na natureza
1.3.1.
1.4. Obtenção artificial
1.4.1. Pirólise de sais oxigenados ou óxidos
1.4.1.1. Obtenção laboratorial, em menor