pre projeto
PEDAGOGIA
..............................................................................................................
Ana Paula de Lima R. Eleodoro 301371
Angélica Martins de Aquino 374897
Janaína Penques 301461
Larissa de Cássia Pelegrina Rosi 301485
Priscila Leonel Barrionuevo 374897
Profª Fernanda Augusta Qader
TUTOR PRESENCIAL
Promissão- SP
2013
Tema: A presença do Lúdico na sala de aula, como forma de divertir-se e, sobretudo, aprender.
Justificativa
Este projeto traz em especial uma reflexão sobre a importância do brincar na vida de uma criança, a questão do lúdico em meio ao processo de construção do saber da criança, mostrando que o casamento entre educação e ludicidade pode trazer relevantes contribuições no que se refere à formação deste pequeno ser.
Brincar é mais do que uma atividade sem consequência, a criança. Brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona com este mundo e assim ela aprende. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões.
O brinquedo ajuda a criança a elaborar papéis que terá de exercer no futuro, é uma “invasão” ao mundo dos adultos, mas com aspecto desinteressado que só a imaginação pode oferecer.
O porquê do brinquedo é por ser um convite ao brincar. Facilita e enriquece a brincadeira. Por intermédio dessas determinadas ações sobre o objeto, a criança aprende a controlar seus movimentos e a estabelecer ordem em seu mundo, servindo de ações intermediárias para que a criança consiga integrar-se melhor. Em nossas crianças com necessidades especiais, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincar é estimular a autoconfiança, iniciativa e curiosidade. Proporciona desenvolvimento da