quimica orgânica
Aluno: Maiara Severo Teixeira
Ténica: Cromatografia
Regente: Metanol
Função Química: Álcool
Propriedades Físico-químicas
Ponto de ebulição: 64,5 °C
Ponto de fusão: -97,8 °C
Ponto de fulgor: 16 °C (vaso aberto)/ 11 °C (vaso fechado)
Pressão de vapor: 92 mmHg a 20,0 ºC.
Densidade de vapor: 1,1 (Ar =1)
Densidade: 0,792
Solubilidade: Infinita em água
Massa molar: 32,04 g/mol
Aparência: Líquido, incolor
Odor: Característico (pungente)
Medidas de Segurança
Manipulação e Armazenamento:
Manter o recipiente totalmente fechado. Manter o local com ventilação/exaustão local ou geral, afim de manter os níveis de exposições dentro do limite de tolerância.
Não comer, beber ou fumar na área de trabalho. Usar os EPI’s indicados. Manter o local bem ventilado. Manter as embalagens sempre bem fechadas quando não estiverem sendo usadas.
Medidas de Emergência
Primeiros Socorros:
Pele: Lavar imediatamente o local atingido com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos. Procurar auxílio médico se a irritação persistir.
Inalação: Remova a vítima para local fresco e arejado. Se não estiver respirando fazer respiração artificial. Se estiver com dificuldade em respirar, administrar oxigênio. Procurar auxílio médico.
Olhos: Enxaguar os olhos com água limpa por pelo menos 15 minutos, levantando as pálpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resíduos do material. Procurar um oftalmologista.
Ingestão: Não induzir o vômito. Se a vítima estiver consciente, dar água para beber. Procurar auxílio de um médico. Nunca dê nada via oral à uma pessoa inconsciente. Combater a hipotensão; a hiper-ventilação favorece a eliminação do álcool metílico e a correção da acidose. Manter a temperatura corpórea.
Notas para o médico: Em caso de delírio, usar pentobarbital, 100mg cada 6-12 horas, evitando a depressão respiratória. Lavar o estômago com solução de carvão ativo (40-60 g/L); Administrar o álcool etílico para inibir a oxidação