Conteudo bioquimica
Considera-se material biológico (amostra), líquidos, secreções, fragmentos de tecidos obtidos do corpo humano e que possam ser analisados, sendo o sangue o mais utilizado. As amostras destinadas à análise devem ser obtidas e preservadas com o maior cuidado possível, garantindo assim, a exatidão dos resultados.
COLETA DE SANGUE
Do ponto de vista da sua constituição, o sangue é considerado como um sistema complexo e relativamente constante, constituído de elementos sólidos (células sanguíneas), substância líquida (soro ou plasma) e elementos gasosos (O2 e CO2). O procedimento de sua obtenção é conhecido como punção venosa, venipunção ou flebotomia. O sangue geralmente é obtido por três processos diferentes:
Punção venosa – As veias são tubos nos quais o sangue circula, da periferia para o centro do sistema circulatório, que é o coração. As veias podem ser classificadas em: veias de grande, médio e pequeno calibre, e vênulas. De acordo com a sua localização, as veias podem ser superficiais ou profundas. São as veias superficiais que se fazem normalmente à coleta de sangue.
Punção arterial – É o sangue oxigenado pelos pulmões e bombeado pelo coração para todos os tecidos. Utilizado para análise dos gases sanguíneos
Punção de pele – É uma mistura de sangue das arteríolas, veias e capilares.É, portanto, uma mistura de sangue arterial e venoso. É realizado, em pacientes pediátricos, quando o volume a ser coletado é menor que o obtido através de tubos a vácuo convencionais. SISTEMA DE COLETA COM VÁCUO Muito tubos de coleta com vácuo contém aditivos ou anticoagulantes utilizados para coletar amostras para diferentes análises. A cor da tampa do tubo de coleta é codificado para definir se existe algum aditivo ou anticoagulante ou não. As cores usadas em geral são:
Tampa vermelha – Sem anticoagulante é utilizado na coleta de sangue para a obtenção de soro para bioquímica e sorologia.