Fordismo e taylorismo
• Conhecimentos descritivos procuram explicar o que são as organizações e como são administradas. Diferentes autores têm diferentes explicações. • Conhecimentos prescritivos procuram explicar como as organizações devem ser administradas (técnicas ou ferramentas para gerenciar)
ESCOLA CLÁSSICA
• Frederick Taylor (Teoria da Administração Científica) 1903 - Shop Management 1911 - Princípios da Adm. Científica • Henri Fayol (Teoria Clássica ou do Processo Administrativo) 1916 - Admin. Geral e Industrial • Max Weber (Teoria da Burocracia) 1930 - Homem e Sociedade (tradução inglesa)
Administração científica ü Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar. ü Seleção e treinamento científicos de trabalhadores.
FREDERICK TAYLOR
HENRY FORD HENRI FAYOL
Linha de montagem Processo de administração
MAX WEBER
Teoria da Burocracia ü Autoridade tem a contrapartida da obediência. ü Autoridade baseia-se nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais. ü Autoridade burocrática é base da organização moderna
ü Especialização do trabalhador. ü Fixação do trabalhador no posto de trabalho. ü Trabalho (produto em processo de montagem) passa pelo trabalhador.
ü Administração da empresa é distinta das operações de produção. ü Administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Quadro 2.3 Principais personagens da Escola Clássica.
FAYOL Organização da empresa e papel do dirigente
FORD Organização do processo produtivo
TAYLOR Eficiência do trabalho operacional
Quadro 2.4 Bases da administração moderna.
Teoria da Administração Científica
Principais colaboradores de Taylor:
Frank e Lilian Gilbreth (estudos de tempos e movimentos; aplicação de psicologia) Henry Gantt (cronograma; gráfico de Gantt) Hugo Munsterberg (psicologia e eficiência industrial)
A Administração Científica
• Surgimento: início do século XX •