obsolecencia programada
Taiwo K. Aladeojebi
Abstract- Planned Obsolescência, que pode ser usado como sinônimo de obsolescência programada, e pode ser tanto a obsolescência do produto ou a obsolescência da tecnologia, são os bens e serviços com vidas econômicas de curto produzem intencionalmente e que estimula os consumidores a repetir compras em um curto período de tempo [28 ]. Poucas décadas atrás, havia um forte debate sobre a sua eticidade e agora ele está de volta no radar de novo devido aos tempos de ciclo curtos de produtos que chegam ao mercado. Este artigo irá explicar por que a prática é generalizada entre os diversos setores e por que ela funciona mesmo em um mercado perfeitamente competitivo. Além disso, ele examinará o caducidade tem efeito sobre o meio ambiente.
Palavras-chave- Planned; programada; obsolescência; econômico; sustentabilidade; ética; Meio Ambiente; lucro; Produtos
1 INTRODUÇÃO
• Taiwo K. Aladeojebi atualmente cursa programa de mestrado em sistemas de informação de negócios (2013) em Royal Holloway, University of London, Reino Unido, PH-00447783801634. E-mail: taiwo.aladeojebi@me.com om melhorou novos processos de desenvolvimento de produtos e ciclos de produção mais rápidos, as empresas agora têm a capacidade de produzir novos produtos rapidamente, o que aumenta a motivação para substituir os produtos atuais no mercado.
Enquanto os consumidores podem ver obsolescência planejada como produtores algo fazer para aumentar o lucro, Phillip Kotler, um dos maiores profissionais de marketing, disse que é um resultado de forças competitivas e tecnológicas em um mercado livre.
A teoria de Schumpeter [27] também apoia a noção de que as empresas estabelecidas podem ser deslocadas por empresas inovadoras, utilizando o processo de "destruição criativa". Enquanto alguns obsolescência planejada pode ser necessário aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento, as empresas tendem a usá-lo para maximizar os lucros, em vez de