Obsolecencia Programada
O curta Obsolescência Programada, relata o contexto social do consumo em que estamos inseridos, a partir da dinâmica industrial que gere o ciclo de vida e utilidade de cada bem de consumo. A temática tratada no documentário remete a prática de estimular o consumismo desenfreado. A indústria rege o processo de produção de cada objeto, assim como o processo de produção o ciclo de vida de determinado produto também é definido pela indústria. O ciclo de vida de produtos determinado pela indústria, faz com que a duração de um bem adquirido pela sociedade tenha um curto prazo de duração.
No documentário, vemos essa dinâmica dos bens de uso e sua duração exposta através da utilidade de uma lâmpada. A lógica industrial deste processo condiz com o consumismo exacerbado presente hoje em nosso cotidiano, através dos meios de durabilidade de um produto a indústria insere em nossa realidade, produtos cada vez mais inovadores, capazes de suprir a necessidade e satisfazer o consumidor. A exemplo desde, observamos nossa rotina diária, onde nos deparamos com algum objeto, utensílio o qual após um determinado tempo, passa a apresentar erros de sistema ou mesmo defeitos de fábrica, em função da praticidade e o conforto que o mesmo nos oferece, buscamos formas de reaver o sue objeto em um bom estado de uso, porém algumas vezes o valor cobrado durante um processo de manutenção ou reparação de um produto pode ser mais alto que o valor de um produto novo.
Assim segue o paradigma do consumismo, estimulando sempre e cada vez mais o consumidor a adquirir novos produtos, que em um determinado tempo de uso serão ultrapassados por outros objetos em termos de tecnologia, ou mesmo de durabilidade, constituindo essa dinâmica do consumismo extremo.