Blaise Pascal
Corrente Racionalista: Blaise Pascal
Blaise Pascal
Icaro Martins
CEFET - MG MCT 1A
20/11/2012
Introdução
Blaise Pascal nasceu na cidade de Clermont-Ferrand, na província de
Auvergne, na França, em 19 de junho de 1623, e morreu em Paris, em 19 de agosto de 1662. Foi um físico, filósofo, matemático e teólogo francês. Como uma de suas características singulares (se comparado aos outros pensadores da mesma corrente de sua época), Pascal tentou conciliar o raciocínio e emoção, o que é demonstrado por sua célebre frase: "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Sua obra também tinha grande enfoque religioso.
Biografia
Blaise Pascal era filho de Etienne Pascal e Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade. Seu Pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino. A educação que lhe foi dada por seu pai tinha em vista o desenvolvimento correto da sua razão e do seu juízo. O recurso aos jogos didáticos era parte integrante do seu ensino em disciplinas tão variadas como a história, a geografia ou a filosofia. Aos doze anos o menino mostrou muito talento para a
Geometria e a partir daí sua inclinação passou a ser encorajada pelo pai.
Aos quatorze anos já participava de uma reunião semanal com matemáticos franceses e aos dezesseis anos escreveu um trabalho sobre secções cônicas tão completo que Descartes preferiu acreditar que fosse de autoria do seu pai.
Acompanhou o pai quando este foi transferido para Rouen e lá realizou as primeiras pesquisas no campo da Física. Realizou experiências sobre sons que resultaram em um pequeno tratado (1634) e no ano seguinte chegou à dedução de 32 proposições de geometria estabelecidas por Euclides. Publicou Essay pour les coniques (1640), contendo o célebre teorema de Pascal.
Excelente matemático, especializou-se em cálculos infinitesimais e criou um tipo de máquina de somar que chamou de La pascaline (1642), a primeira calculadora mecânica que se