BLAISE PASCAL
BLAISE PASCAL
EDUARDO JUNIO FUHRMANN DINNEBIER
Prof.ª AMANDA DALLAZEN
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Nova Estrela, 02 de junho de 2014.
Blaise Pascal foi um filósofo e matemático francês e nasceu em Clermont, no dia 19 de junho de 1623. Filho de Etienne Pascal e Antoinette Begon ficou órfão de mãe aos três anos de idade. O pai decidiu abandonar A careira jurídica e se dedicar à educação do filho. Mudou-se para Paris, com o menino e as duas filhas. Na capital francesa entrou em contato com cientistas e matemáticos e Blaise o acompanhava nessas reuniões. Mas Étienne havia decidido que o filho não estudaria latim antes dos 12 anos, nem matemática antes de completar os 15 anos.
Para isso, tiraram de casa todos os textos matemáticos. Mas o menino era curioso e começou a estudar Geometria sozinho, aos 12 anos. Ele descobriu que a soma dos ângulos de um triângulo era igual a dois ângulos retos: era a 32ª proposição de Euclides. Quando seu pai tomou conhecimento disso, desistiu da ideia inicial e deu a Blaise o livro Os Elementos, de Euclides Pascal.
Sua trajetória na ciência se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal.
Aos dezoito anos de idade, inventou uma máquina de calcular. Aos vinte e três, já era senhor de imenso cabedal científico, tendo descoberto várias leis sobre a densidade do ar, o equilíbrio dos líquidos, o triângulo aritmético, o cálculo das probabilidades, a prensa hidráulica, etc.
Aos 30 anos, Pascal passou a se interessar por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura da sua sobrinha de uma doença considerada incurável. Pascal envolveu-se com o jansenismo, uma corrente de pensamento que difundia a ideia de que a razão era a “mãe das