Blaise Pascal
Componente: Lucas Gabriel Fernandes de Oliveira
Funai - Rogério
T1AUT
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês.
Pascal fez estudos dobre o comportamento dos fluídos, centrando toda a sua atenção no estudo da pressão distribuída no interior dos fluídos em repouso. Foi ele quem descobriu que a pressão age perpendicularmente às superfícies que limitam o vaso em que o liquido está contido e se transmite a todos os pontos do líquido, aumentando progressivamente com a profundidade.
Ao aplicar as suas conclusões às ideias de Torricelli (1608 – 1647) a respeito da atmosfera, Pascal concluiu que, à medida que nos elevávamos, o peso do ar acima de nós deveria diminuir e que, portanto, a quantidade de ar iria decrescendo com a altitude até desaparecer por completo. Construiu então dois barómetros iguais aos de Torricelli e pediu a um parente que escalasse uma montanha carregando-os, já que a sua saúde não permitia fazê-lo pessoalmente. Como tinha previsto, o nível das colunas de mercúrio baixou significativamente durante a escalada, retornando à altura inicial no final da descida.
O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos de postos de combustíveis e aos freios hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que:
O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Uma aplicação simples deste princípio é a prensa hidráulica. A prensa é um dispositivo com dois vasos comunicantes, que possui dois êmbolos de diferentes áreas sobre a superfície do líquido. Veja como funciona uma prensa hidráulica no desenho abaixo:
Nos dois casos o fluido é pressionado em um ponto e se expande para o outro.
Assim como a pressão é transmitida uniformemente para todo o fluido temos que: p1 = F1/A1 e p2 = F2/A2 assim, F1/A1 = F2/A2
Portanto as intensidades das forças aplicadas são