VIM E GUM
O VIM - "Vocabulaire International des Termes Fondamentaux et Generaux de Metrologie" / "International Vocabulary of Basic and General Terms in Metrology" (Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia) é uma publicação tradicional que uniformiza os termos usados em metrologia nos diversos países.
Para que um vocabulário técnico possa ter ampla aplicação nos diversos países é conveniente que seja organizado com amplo consenso internacional e traduzido para as diversas línguas faladas nesses países.
A primeira edição do VIM foi organizada por uma comissão que incluía representantes das seguintes organizações: BIPM, IEC, ISO e OIML e foi publicada pela ISO, em francês e Inglês, em 1984.
Esta primeira edição foi traduzida para o português e, por força da Portaria Inmetro nº 102, de 10 de junho de 1988, passou a ser adotada oficialmente no Brasil.
A segunda edição do VIM foi organizada por uma comissão que incluía representantes das seguintes organizações: BIPM, IEC, ISO, OIML, IFCC, IUPAC e IUPAP e foi publicado pela ISO, em francês e Inglês, em 1993. Esta segunda edição foi traduzida para o português (Brasil) e, por força da Portaria Inmetro nº 029, de 10 de março de 1995, passou a ser adotada oficialmente no Brasil. Esta tradução, em sua terceira edição, publicada pelo Inmetro em 2003, pode ser adquirida na versão impressa ou obtida gratuitamente na versão digital através do site do Inmetro.
A evolução das atividades em metrologia, particularmente o amplo uso do "Guia para a Expressão da Incerteza de Medição", conhecido como GUM; a criação de diversos acordos de reconhecimento mútuo (MRAs); a expansão do campo de atuação dos organismos de acreditação de laboratórios e sua coordenação internacional através da ILAC; e o aumento do número de normas no campo da gestão da Qualidade, criadas pela ISO, e sua ampla utilização, exigem uma ampla revisão e reformulação da 2ª edição de 1993.
Assim, o JCGM preparou, em abril de 2004, uma versão