obsolecencia programada
Jucelino Luiz Pereira
Economia Geral e politica
Resenha do filme
The Light Bulb Conspiracy (A conspiração da Lâmpada) Rio
Prof.: Augusto Dias
RIO DE JANEIRO
2014
Resenha do filme The Light Bulb Conspiracy (A conspiração da Lâmpada)
Este filme é um documentário espanhol com direção de Cosima Dannoretzer, que fala sobre a obsolescência programada, criada da década de 1920 pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan com o objetivo de aumentar o consumo através da rápida depreciação do bem de consumo seja por causa da sua aparência ou funcionamento. A obsolescência programada foi e ainda é utilizada largamente em vários setores industriais, desde o setor automobilístico até ao desenvolvimento de softwares. o vídeo mostra alguns exemplos de produtos que depois de certo tempo de uso pararam de funcionar sem que nenhuma peça tenha sido danificada.
O documentário da alguns exemplos da obsolescência programada, utilizada, para diminuir a vida útil de impressoras da marca Epson, que, por exemplo, para de funcionar quando chega a uma determinada quantidade de paginas impressa. Outro exemplo é uma fibra revolucionaria de nylon descoberta por Dupont, que por sua vez foi obrigado a criar um material menos resistente para que continuasse havendo consumo. Também podemos citar o caso da primeira linha de iPod onde as baterias tinham sido fabricadas para durarem aproximadamente 18 meses e não tendo nem uma substituição da bateria por outra forçando o cliente a comprar outro aparelho novo.
O documentário fala a respeito de uma lâmpada incandescente criada por Adolphe Alexandre Chaillet, Adolphe foi um inventou nos campos da engenharia elétrica nascido na França, essa lâmpada foi criada no ano de 1985 na cidade de Shelby Ohio. Na metade do século XX mais precisamente em 1924 um cartel que agrupava os principais fabricantes da Europa e estudos unidos pactuou limitar a vida útil das lâmpadas