Observações sobre o Behaviorismo
Centro de Educação
Psicologia da Educação 7.
Professora Cristiany Moraes
Observações sobre o Behaviorismo
Recife / 2006
Observações sobre o Behaviorismo
Behaviorismo como se sabe tem origem em uma palavra inglesa, "Behavior", que se refere ao estudo do comportamento. O Behaviorismo surgiu no começo deste século como uma proposta para a Psicologia, numa tentativa de tornar seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, mas sim, como indício da existência de algo que se expressasse pelo ou através deste comportamento. Sofrendo influencias diversas como do hedonismo, de Darwin, de Thordike e muitos outros.
Thordike (1874-1949) estabeleu sua lei dos efeitos, onde as sensações agradáveis e desagradáveis são os elementos de fixação das respostas o que se tornou à base para o behaviorismo de Skinner. No que cerne a educação Thordike colaborou com a elaboração da lei do exercício: através da repetição e da freqüência a aprendizagem é mais bem fixada. Isso nos remete ao ensino das escolas tradicionais brasileiras onde por vezes os alunos eram obrigados a escrever em seus cadernos a mesma frase como forma de castigo para fixarem que haviam feito algo errado. Apos suas pesquisa chegou a conclusão de que a recompensa traz mas influencia do que o castigo no campo educacional.
Jonh B. Watson (1878-1958) foi o precursor e fundador do behaviorismo, em seus estudos buscou adotar métodos semelhantes às ciências naturais a fim de tratar o estudo do comportamento com materialismo cientifico. Em o Comportamentalismo obra fundamental do Behaviorismo diz Watson: A psicologia que eu tentaria construir consideraria como ponto de partida, em primeiro lugar, o fato observável de que os organismos, tanto humanos quanto animais, se ajustam a seus ambientes através de bagagem hereditária e de hábitos. Tais ajustamentos podem ser muito adequados ou podem ser tão