Historia da Psicologia
* O behaviorismo busca por explicações físicas para fenômenos físicos – eventos naturais (ou seja, que podem ser localizados em tempo e espaço) O raciocínio filosófico segue uma lógica oposta a da ciência. Seus enunciados partem de abstrações para conclusões fazendo referências a formas ideais, harmonia, entidades sobrenaturais, entidades e/ou essências por deras da matéria etc.
Ex.¹: Está chovendo por que Deus está chorando.
Ex.²: Maria bate nos coleguinhas da escola por que ela tem uma essência destrutiva.
Ex.³: José aprendeu a tocar piano em 15 dias por que ele tem um dom especial para piano. Já o raciocínio científico parte de observações para conclusões. Sendo, por isso, relativo e provisório. Relativo por que levam em consideração apenas os dados coletados, e provisório por que novos dados levam à novas conclusões. O conhecimento científico se modifica de tempos em tempos enquanto o filosófico é absoluto e se manteve estável desde sua origem.
Ex.¹: Por que chove? (OBSERVAÇÕES CONCLUSÕES)
1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado)
4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Fichamento
Behaviorismo = corpo de pensamento filosófico sobre o comportamento dos organismos