Estágio
Ciência natural que estuda o comportamento de organismos vivos e íntegros. Relação organismo/ ambiente. (Moreira – Medeiros, 2007,p. 212)
Comportamento: se refere tanto a ações de um indivíduo quanto a sentimentos, pensamentos e falas.
A AC estuda as interaçoes das pessoas com seus ambientes a fim de entender por que as pessoas se comportam da maneira em determinadas situaçoes. Segundo Malerbi e Matos (2000), a formulaçao de uma interaçao entre o organismo e o meio deve especificar tres aspectos: a) A ocasião na qual a resposta ocorre; b) A própria resposta; c) As consequencias da resposta. A interelacão destes tres elementos denomina-se contingências.
As fontes do Material a ser analisado pelo analista do comportamento são: Observaçoes casuais; Observaçao de campo controlada; Observaçao clinica; Observaçoes controladas do comp. em instituiçoes e estudo do comportamento humano entre outros.
Quem São os analistas do Comportamento? São aquelas pessoas – pesquisadores ou profissionais – que analisam o comportamento de forma científica. No Brasil eles são majoritariamente registrados em conselhos profissionais de Psicologia ou cursam graduações e pós-graduações de Psicologia e trabalham em clínicas, escolas, postos de saúde, indústrias empresas, ONGs, hospitais, sindicatos, cooperativas, associações de moradores, fundações, universidades, centros de pesquisa e faculdades.
Subdivisões da Análise do Comportamento. A Análise do Comportamento se divide em três partes: o seu braço teórico, filosófico, histórico, seria chamado de Behaviorismo Radical.
O braço empírico seria classificado como: experimental do comportamento e Análise Comportamental aplicada.
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: Quando o Foco está na compreensao do comportamento, a partir da realizaçao de pesquisas experimentais. ( Área de pesquisa e produção empírica da AC.) Ela busca a