Observações sobre atendimento ao cliente
O referido trabalho tem por objetivo apresentar através de dados coletados nas observações realizadas pelo grupo, uma análise sobre o fenômeno do atendimento ao cliente no seguimento de alimentaçãofast food.
Ao pensar um tema para o trabalho, o grupo procurou encontrar um assunto que merecesse ser pesquisado, despertando questionamentos e reflexões nos participantes, além deste, outro fator decisivo para a escolha do tema foi o fato de ser um facilitador para a execução da pesquisa, uma vez que os estabelecimentos neste segmento, se encontram em funcionamento em período integral, favorecendo o trabalho do pesquisador que demanda disponibilidade de horários, bem como, ampliando a gama de possibilidades para a realização da pesquisa. Percebemos em restaurantes que ofereciam serviços À La Carteque o cerne do atendimento ao cliente era totalmente diferente dosfast foods. Nestes estabelecimentos ficaram evidenciadas outras prioridades no atendimento, consideraram a ambientação, a cordialidade e um tempo plausível, sem o padrão frenético pertinente às redes de fastfood, que tornou-se o espaço de observação da nossa pesquisa de atendimento ao cliente.
Segundo o Dicionário Houaiss, 2001 da Língua Portuguesa, entende-se como atendimento a maneira como habitualmente são atendidos os usuários de determinados serviços, e cliente é o indivíduo que utiliza os serviços de um estabelecimento comercial.
Como Mary Jane Spink deixa claro em seu texto recente, ninguém fala sozinho.
Todo enunciado é resposta ao enunciado que o procedeu. Está, portanto, atravessado por dialogicidade. É o que chamamos de interanimação dialógica. Distinguindo-se das unidades de significação da linguagem – as palavras e as sentenças- que são impessoais, não pertencem a ninguém e não são endereçados a ninguém, o enunciado tem tanto um autor (e portanto expressividade) como um destinatário. Este destinatário pode ser um participante-interlocutor imediato que está presente em um diálogo do