Observação
Local: Escola de Educação Especial Marcel Emilio Dani – HELFEN
Horário da observação – Início: 15:00hs Término: 17:00hs
Objetivo da observação:
Entender como ocorre o aprendizado de uma criança com deficiência.
Descrição do ambiente físico:
A escola Helfen, é uma escola para crianças especiais, ela dispõe de psicopedagogo, psicólogos, professores, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
A estrutura física da escola fica em torno de 500mt², em um prédio de dois andares, com uma recepção, sete salas de aulas, uma sala de fisioterapia com todos os equipamentos necessários, pátio com quadra para futebol, pracinha, piscina e um amplo refeitório.
A observação foi feita em uma sala de aproximadamente 3 mt², com dois armários contendo brinquedos pedagógicos, duas mesas com cadeiras, um espelho e um mural com os desenhos feitos pelas crianças.
Observação 1
Descrição do ambiente social:
Na sala estavam presentes, além de mim, a psicopedagoga e um aluno chamado “Pedro” de 9 anos.
Registro descritivo:
Quando cheguei na escola “Pedro” tinha acabado de chegar também e estava na sala com a pedagoga. Ela estava ensinando a ele como escrever emendado, e no primeiro momento ele estava indo muito bem, porém quando cheguei senti que ele ficou um pouco envergonhado e agitado, parecendo querer chamar a atenção, me apresentei a ele e começamos a conversar, ele foi se acalmando e então retomou a atividade, após ele começou a conversar comigo novamente e a me contou que ele tem um cachorro e que ele gostava de esquiar. A psicopedagoga me relatou que ele é portador da Síndrome do X Frágil*. Quando ele começou a ficar muito agitado, a psicopedagoga sugeriu o jogo dominó de palavras e desenhos, então jogamos por uns minutos e ele pareceu gostar muito da atividade, mostrando que ele sabe ler e é um garoto muito inteligente. Então na hora de ir embora ele pegou seu caderno e se despediu de nós saindo ligeiramente da sala.
Registro