Observação
Outro método para ajudar a diminuir o impacto sobre os professores, seria a diminuição da quantidade de alunos em salas de aula. Com essa medida, os professores poderiam trabalhar melhor com os alunos, teriam menos trabalhos e provas para corrigir e aplicar, consequentemente exigindo menos esforço físico e mental dos professores. Uma maior liberdade dentro de salas de aula para os professores seria de grande ajuda para melhorar seu desempenho, uma flexibilidade na forma de avaliação e exposição do conteúdo ministrado, uma dinâmica diferenciada para aplicação das aulas e menos pressão derivada da direção do colégio, relacionada a forma de dar aula e conteúdo a ser aplicado para os alunos.
A lei do piso é clara quando determina que, na composição da jornada de trabalho do professor, pelo menos 33% sejam destinados a atividades extraclasse, ou seja, aquelas atividades relacionadas ao trabalho do professor que não são de interação direta com educandos. Entre essas tarefas estão a preparação das aulas, a elaboração e correção de provas e trabalhos, a formação continuada na própria escola e atividades realizadas em locais de livre escolha pelo professor.
Desta forma, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, 26 dessas horas (equivalentes a 26 aulas, independente do tempo de duração de cada aula, se de 45 minutos, 50 minutos ou 60 minutos) devem ser realizadas com os