Observação
O presente trabalho tem como objetivo a observação de duas ou mais crianças de 03 a 06 anos que estejam brincando livremente em qualquer ambiente.
JUSTIFICATIVA
Queremos realizar após a observação uma comparação entre o comportamento das crianças da faixa etária acima mencionada e os aspectos de teorias do desenvolvimento infantil estudadas na disciplina PDCV– Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital.
RESUMO BIBLIOGRÁFICO
Com esta pesquisa queremos apresentar os passos da construção de uma metodologia observacional para coletar dados de crianças no ambiente escolar/ familiar e principalmente social. Duas crianças foram observadas com idade de 05 anos.
Os passos para a elaboração deste trabalho envolveram aspectos éticos, com termos de consentimento livre e esclarecido com elaboração de procedimentos e busca teórica.
As conclusões apontam que a utilização de um adequado protocolo de observação facilita na codificação dos comportamentos observados conduzindo a uma discussão mais fiel dos resultados.
RELATO DA OBSERVAÇÃO
1. Primeira observação feita com uma criança de 5 anos do sexo feminino em escola de alto poder aquisitivo.
A criança na sala de aula olhava para os lados sorrindo, conversava, cantava e até dançava. No momento da escovação ela pediu ajuda a professora quando não conseguiu colocar o creme dental na escova. Faz sozinha a escovação e utiliza o fio dental da forma correta. Na aula de matemática a aluna não olha para a professora, mas a ouvi e executa a atividade. A professora passou uma atividade e ela abriu o livro na página correta. A atividade era de dupla para acha 2 triângulos em 1 quadrado e a criança faz a atividade sozinha sem pedir ajuda do parceiro. A professora pediu para corta o triângulo, porém ela já havia cortado. A coleguinha pegou sua cola, e ela educadamente diz que estava usando. Percebeu que tinha guardado o livro sem a professora dar o