Observação e Analises do Território
Aluno(s):
Aryanne Melo Mothé RA 1442223
Barbara Ribeiro RA 1434787
Gustavo M. Rodrigues RA 1423364
Luciano Aguiar da Silva RA 1437839
Schayana Santos Ramos RA 1414819
Priscilla Hartuiq RA 1447627
POLO
Cachoeiro de Itapemirim – E.S.2014
De uma maneira bem objetiva, o professor observa tudo que considera importante para iluminar a sua prática, tudo que chama sua atenção, que faz pensar e querer saber mais.
Como instrumento de formação do professor, a capacidade de observação ocupa um lugar-chave na possibilidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica. É sua principal fonte de informação.
É através de um diagnóstico constante das atuações de seus alunos, a partir das informações que tem, do que infere ou interpreta, que o professor pode alcançar uma melhoria em sua prática educativa. Embora saber observar seja uma necessidade verdadeira, ela não é tudo. (HTTP/importanciadaobservacao.br) A disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto visa a levá‑lo a compreender os conceitos “observação” e “projeto”, além de conduzi‑lo a uma aproximação com relação à educação que o rodeia, dirigindo o seu olhar para observar mais de perto as escolas e outros ambientes educativos existentes no seu cotidiano onde ocorre a educação em diferentes formas e níveis. (Bokums e Silva. Pag.07). Visando a importância de observar, este relatório tem como objetivo observar os ambientes educacionais escolares e diferencia-los dos ambientes educacionais não escolares. Cada aluno observou uma região, delimitada num raio de aproximadamente 500m tendo como centro sua própria residência, e nesse ambiente classificou o que é educativo escolar e o que é educativo não escolar. Foram observados seis regiões, cincos bairros localizados na cidade de Cachoeiro de Itapemirim e um localizado no município de Alegre, são eles:
Bairro Amaral - creche,