Observação de reações e estequiometria
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM FÍSICA
RELATÓRIO DE QUÍMICA
OBSERVAÇÃO DE REAÇÕES E ESTEQUIOMETRIA
Elisabete Lorette
José Marcio de Castro Neto
Lucimara Prado
Rômulo Ramunch
Vinícius Bertoldo
UBERABA- MG
OUTUBRO 2013
Objetivo da prática:
A prática tem como objetivo, observar reações de soluções feitas com Na2CO3 e BaCl2, fazer novas substâncias a partir das soluções feitas e analisar como essas substâncias reagem quando estão juntas.
Introdução:
Seguindo a definição mais tradicional de ácido e base, de Svante Arrhenius, temos que “ácidos são substâncias que -em solução aquosa- liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH-).”
Para saber se uma solução é base ou ácida, usamos indicadores ácido-base, que são substâncias naturais ou sintéticas que quando em contato com ácido ou base, modificam sua cor, como por exemplo, a fenolftaleína. Esse indicador, quando adicionado em um ácido, o aumento na concentração de H+, desloca o equilíbrio e torna a solução incolor. Quando adicionado em uma base, o aumento da concentração de OH-, desloca o equilíbrio e torna a solução rósea. Além disso, podemos identificar também pelo sabor, os ácidos costumam ser azedos e as bases, são amargas. Porém esse método não é indicado, pois existem substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. Quando misturados, ácido e base, eles se neutralizam e voltam a ser incolor. Isso acontece, porque o cátion do H+ do ácido e o ânion OH- da base, reagem formando água. Esse processo é chamado de reação de neutralização.
Metodologia:
O grupo recebeu 5 béqueres com medidas de 50, 100 e 500 ml.
Pesou-se primeiramente 2 gramas de carbonato de sódio na balança analítica e logo após adicionou 10 ml de água destilada. Foram pesados aproximadamente 3,23 gramas de cloreto de bário e adicionou 10