Observação de práticas educativas
Através de observações em salas de aula do ensino público fundamental, o presente trabalho tem a pretensão de expor o modelo de abordagem pedagógica adotada pelo professor e a maneira que os alunos respondem a ela. Todas as observações serão devidamente anotadas para, posteriormente, serem analisadas e descritas.
No decorrer da história humana, o processo de ensino e aprendizagem vem se aperfeiçoando acerca da realidade, totalizando atualmente, cinco modelos de abordagens pedagógicas.
No primeiro modelo, Tradicional, a prática educativa é caracterizada pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos tempos. Essa tarefa cabe essencialmente ao professor em situações de sala de aula, agindo independentemente dos interesses dos alunos em relação aos conteúdos das disciplinas.
Em segundo, vem a abordagem comportamentalista, que também se caracteriza pela ênfase no objeto, no conhecimento, utilizando, porém, de uma “engenharia” comportamental e social sofisticada para moldar os comportamentos sociais.
A abordagem humanista vem em seguida, e o enfoque é o sujeito, com “ensino centrado no aluno”. No entanto, esse enfoque também tem características interacionistas de sujeito-objeto.
A abordagem cognitivista, por sua vez, visa identificar os psicólogos que pesquisam os chamados “processos centrais” do indivíduo, tais como organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento, estilos de comportamento etc.
A quinta abordagem, denominada Sociocultural, tem origem no trabalho de Paulo Freire e no movimento da cultura popular, com ênfase principalmente na alfabetização de adultos. A educação é vista como um ato político, que deve provocar e criar condições para que se desenvolva uma atividade de reflexão crítica, comprometida com a sociedade e sua cultura.
No decorrer do trabalho, será explicado mais claramente cada uma das abordagens.
Este trabalho fora realizado com plena consciência teórica de