texto sobre observação em sala de pedro reis
Estagio curricular
Acadêmica: Camila costa ferreira texto 05 observação de aulas e avaliação do desempenho docente
Pedro Reis
Pedro Reis discute a importância da observação de aulas no desenvolvimento profissional de professores e as funções e potencialidades das diferentes fases do ciclo supervisivo centrado na prática de sala de aula. Apresenta um conjunto de sugestões (abordagens, metodologias e instrumentos) destinadas a estimular a reflexão sobre as práticas de sala de aula. Os diferentes instrumentos de orientação e registro incluídos neste documento pretendem apoiar a comunidade educativa na construção de instrumentos de observação adequados a contextos e finalidades específicos.
O sucesso de uma observação de aula baseia-se na seleção e na adaptação rigorosa dos instrumentos de acordo com o contexto,as fases do ciclo de supervisão,o foco da observação e as necessidades especificas de cada professor.
O trabalho de reis baseia nos pressuposto de que ,a qualidade de ação educativa tem um impacto positivo nas aprendizagens dos aluno, a observação e a discussão de aulas constituem fatores decisivos na promoção da reflexão sobre a pratica,no desenvolvimento profissional dos professores e, conseguintemente ,na melhoria da ação educativa e tanto professor observado como observadores beneficiam da observação e da discussão de aulas.
Na observação de aulas e de outros contexto escolares pode ser utilizada em diversos processos supervisemos e com objetivos distintos,nomeadamente no âmbito de um período probatório ou um processo de indução profissional para promover a interação do docente na comunidade indicativa e nas funções a desempenhar.
Qualquer processo supervisivo procura reforça a capacidade de as escolas contribuírem de forma mais eficaz para educação e o sucesso acadêmico de cada um dos seus alunos,através da promoção da interação da capacidade de resolução de problemas e do desenvolvimento profissional dos