Portif lio Individual II Semestre Mayara Gabrielle
1146 palavras
5 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS 4
3 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA 5
3.1 A influência da Microeconomia no Universo Contábil 6
4 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL 7
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O ambiente de negócios no Brasil é emperrado pelo alto nível de burocracia, que está em todos os setores, principalmente em relação a processos de licenciamento e abertura de empresas.
O crescimento e surgimento de novas empresas seriam maiores se houvesse melhor integração entres os órgãos competentes a cada processo necessário para abertura das mesmas. Além de exigências tributárias e trabalhistas que demoram bastante para serem cumpridas.
O empreendedor precisa de uma simplicidade maior para ser motivado a abrir um negócio. O país precisa desburocratizar esse ambiente, o dinheiro gasto com tanta burocracia e taxas seriam mais eficientes se investidos em pessoas, em melhorar o atendimento, gerando valores e riqueza para o país como um todo.
2 mudanças políticas e econômicas
As mudanças políticas e econômicas que vêm ocorrendo no Brasil influem diretamente no universo contábil. Com tantas edições de decretos e leis, fica cada vez mais difícil a sobrevivência de pequenas empresas no país.
Um princípio contábil que vem sendo muito afetado é o princípio da continuidade – princípio que diz que a empresa deve continuar suas atividades sem a intenção de entrar em liquidação. O panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e muitas empresas acabam encerrando suas atividades pela existência de tanta burocracia.
As mudanças de leis e decretos refletem em mudanças de técnicas e critérios na escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados. Pois, com o surgimento de leis, são alteradas alíquotas, base de cálculo e o modo da apuração dos impostos.
Assim, é