Observaçã
Materiais e Reagentes: * Béquer 250 ml * Papel de filtro * Água destilada * Acetillacetona * Metanol * Acetato de Sódio
Procedimento Experimental:
Parte 1: Inicialmente, pesou-se 3,4 g de FeCl3- 6H2O em 20 ml de água, juntou-se 4 ml de acetilacetona e 5 ml de metanol. Deixou-se em repouso por cerca de 15 minutos, em seguida, adicionou-se 8 g de acetato de sódio em porções de 1 g e agitou-se o erlenmeyer após cada adição.
Na sequencia, fez-se um banho de gelo (0 a 5ºC) até que os cristais fossem precipitados. Fez-se também uma filtração a trompa com águas – mães. Os cristais foram lavados com 3 volumes de 5 ml de água gelada e secados ao ar por sucção. Por fim, foram pesados e fez-se o calculo de seu rendimento.
Parte 2: Pesou-se 4 g de CuCl2 di hidratado num béquer de 250 ml. Adicionou-se gota a gota com agitação uma solução de acetilacetona (5 ml em 10 ml de metanol). Adicionou-se 6,8 g de acetato de sódio em 15 ml de água fervente durante 5 minutos.
A solução foi aquecida a cerca de 80 ºC por 15 minutos, com agitação forte. Por fim, deixou-se a mesma esfriar até a temperatura ambiente seguida por um banho de gelo. Filtrou-se o sólido azul acinzentado e lavou-se com água destilada gelada e secou-se a 110 ºC.
Resultados e Discussões:
Primeira mistura: coloração avermelhada.
Cristais precipitados: vermelho brilhante.
Lavou com águas – mães: pra que houvesse total remoção dos cristais no erlenmeyer.
Segunda parte: coloração azul acinzentada.
Conclusão:
Bibliografia:
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e tecnológicas
Luiz Filipe Oliveira
Roberta Morais
Pedro Henrique Rigo
10 de Março de 2013
Anápolis –