COMUNICA O N O VIOLENTA PODE TRANSFORMAR MODELO PUNITIVO NAS ESCOLAS
620 palavras
3 páginas
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTAPODE TRANSFORMAR MODELO
PUNITIVO DAS ESCOLAS
INSTITUIÇÃO: NOVA FACULDADE
PROFESSOR: VILMAR VILAÇA
ALUNOS:
MICHELLY SOUZA
PRISCILA SILVA
STEFANE EVANGELISTA
SUÉLEN CRISTINA
TIAGO LUIS SOARES
COMUNICAR
O que significa “Comunicar”?
Trocar
Transmitir
Dar
Estar aberto para
Confiar
Estar ligado a
Comunicar implica estar ligado a outra pessoa; implica uma partilha entre as partes.
PROCESSO EDUCATIVO
•
É perante a constatação da existência de conflito e da necessidade da sua resolução positiva na escola que os professores poderão ver, neste momento, que a teoria pratica da comunicação não violenta é uma oportunidade de mudar, de crescer e de poder aumentar o seu grau de envolvimento e motivação juntos aos alunos.
•
Através de técnicas de comunicação não violenta, os envolvidos decidem coletivamente como lidar com circunstâncias decorrentes do ato danoso e suas implicações para o futuro, com vistas a alcançar uma boa reflexão, a restauração e a responsabilização, permitindo o fortalecimento das relações e dos laços comunitários.
A escola
é palco de uma diversidade de conflitos, sobretudo os de relacionamento, pois nela convivem pessoas de variadas idades, origens, sexos, etnias e condições socioeconômicas e culturais.
ORIGEM DA COMUNICAÇÃO NÃOVIOLENTA (CNV)
Criado pelo americano Marshall Rosenberg.
Começou a pesquisar os fatores que afetam a capacidade humana de se manter compassivo, desenvolveu uma abordagem específica de comunicação (falar e ouvir).
DEFINIÇÃO DA COMUNICAÇÃO
NÃO-VIOLENTA (CNV)
A Comunicação Não-Violenta é um processo de entendimento que facilita a harmonização de suas necessidades com as necessidades de outras pessoas, de uma maneira empática.
A CNV começa por assumir que somos todos compassivo por natureza e que estratégicas violentas verbais ou físicas, são aprendidas, ensinadas e apoiadas pela cultura dominante.
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
PODE SER:
A CNV pode ser aproveitada