Observado de Politica
As experiências químicas são bons métodos para o desenvolvimento do ensino de temas mais complexos ou de difícil entendimento para os estudantes do ensino médio, pois, explica muito bem o assunto com a utilização desses recursos e além de manter a atenção dos alunos durante a aula.
Os conteúdos aqui selecionados foram dispostos de acordo com os assuntos determinados por todas as séries do ensino médio.. Logo a pesquisa foi conceituada com base na realidade da instituição e dos materiais que podem ser utilizados no âmbito “laboratorial”, tanto por professores quanto por alunos.
Foram 26 experiências pesquisadas que têm como critério básico a facilidade do manuseio de reagentes e aparelhos, além de estarem disponíveis na sala de ciências ou que podem ser comprados com rapidez e facilidade. Os temas foram escritos de forma simples e sem complexidade no vocabulário para que ninguém tenha dificuldade de compreensão. Com isso, algumas das primeiras experiências do 1º ano são simples, como por exemplo, a levitação química. Além de conteúdos que já são conhecidos no cotidiano dos estudantes, como, misturas homogêneas e heterogêneas, e a formação de ferrugem.
Já nas experiências do 2º ano, a simplicidade começa a ser perdida e dá espaço para a realização de conteúdos mais complexos, porém sem deixar o jeito fácil de elaborar a prática. E, por exemplo, são usados a comparação de densidades.
Por fim, ainda no 2º ano, é usado um método da cinética química para demonstrar como as aulas que possuem cálculos podem ser prazerosas para aprender, E usamos como finalizador de unidade o tema do álcool, que já é, de certa forma, uma preparação aos alunos que passarão para o 3º ano.
Por conseguinte, as atividades do 3º ano são muito mais difíceis, mas sem deixar a praticidade de desenvolvimento do conteúdo prático.
JUSTIFICATIVA
A construção do projeto foi realizada visando à necessidade de se expandir o conteúdo teórico da sala para a atividade prática dentro da