tecnologia da informacao
INTRODUÇÃO
O Business Process Management (BPM) é uma série de métodos, ferramentas e tecnologias usadas que permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos de negócio. BPM como abordagem à centralização de processos permite aumentar a performance da organização, combinando tecnologias de informação com processos e metodologias de liderança. BPM, é a colaboração entre pessoas do negócio e tecnologias de informação para a promoção da eficiência, agilidade e transparência nos processos do negócio. BPM intervém com diretamente nas pessoas, sistemas, funções, negócio, clientes, fornecedores e parceiros, da organização.
BPM combina métodos de gestão de processo estabelecidos com uma nova classe de software empresarial que permite avanços na velocidade e agilidade como as empresas aumentam a performance do negócio. Business Process Management é um conceito de gestão que tem por objetivo o desenho, a execução, o controlo e a otimização das atividades de negócio de forma transversal às funções na organização, integrando pessoas, processos e sistemas. Os gestores de negócio conseguem obter resultados diretos, facilidade na disponibilização de resultados, controlar os aspetos e os elementos dos seus processos operacionais.
O PRINCIPIO
Várias teorias foram existindo à volta do tema “Business Process Management” no processo produtivo de uma organização e que assenta sobretudo nos factores estratégicos da organização, pessoas, processos e sistemas.
Uma solução de BPM serve para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negocio, padronizar processos corporativos e ganhar pontos de produtividade e eficiencia.
No inicio dos anos 90, Robert Kamplan e David Norton desenvolveram a metodologia “Balanced Scorecard”, que trata da medição e gestão de desempenho.Os métodos usados centram-se na gestão do negocio, dos serviços e da infraestrutura e recorrendo às tecnologias de informação e