OBSERVACAO
DOCENTE: CRISTINA BALTAZAR
O presente material é de uso exclusivo da docente, para fins acadêmicos, sendo vetada sua reprodução sem prévia autorização.
A observação e a abordagem no exercício profissional: Revisitando a dimensão operativa no serviço social
técnico-
Portes, Lorena Ferreira
Portes, Melissa Ferreira
Resumo
Discussão sobre a dimensão técnico-operativa do
Serviço Social, discutida na perspectiva da sua instrumentalidade Aborda, especificamente, sobre os instrumentos
Observação e Abordagem, considerados como ferramentas possibilitadoras da aproximação e conhecimento do
cotidiano
atendidos pela profissão.
dos
usuários
A instrumentalidade do Serviço Social
Os instrumentos, presentes no cotidiano profissional, expressos nos processos de trabalho do Serviço Social se constituem como ferramentas valiosas na aproximação e no desvelamento da realidade social e da vida cotidiana dos usuários, superando a visão policialesca, punitiva e excludente que, historicamente, se fez presente na profissão.
A instrumentalidade do Serviço Social
A profissão é interventiva, precisamos, primeiramente, compreender que contexto é esse, que relações são estabelecidas, como são vividas no cotidiano, que repercussões se fazem presentes: é preciso saber fazer uma análise conjuntural, para desvelar e compreender o real nas suas múltiplas determinações. .
A instrumentalidade do Serviço Social
Portanto, para responder o real, no atendimento às suas demandas, às suas contradições, às suas diferenças e desigualdades, - pela analise conjuntural feita - é preciso construir alternativas de intervenção, criar ações que enfrentem, que atendam às demandas levantadas.
A instrumentalidade do Serviço Social
Compreender o processo de trabalho do
Serviço Social implica reconhecer a sua dimensão teleológica que possibilita atribuir à prática profissional uma postura intencional, no