OBSE
"A indústria é a atividade pela qual a sociedade humana transforma matérias-primas em produtos semi acabados ou acabados para o consumo".
Evolução
Artesanato - É o estágio em que o produtor (artesão) executava sozinho todas as fases da produção e até mesmo a comercialização do produto. Não havia a divisão do trabalho nem o emprego de máquinas , somente ferramentas simples. Prevaleceu até pôr volta do séc. XVII.
Manufatura - Corresponde ao estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura. Nesse estágio já ocorria a divisão do trabalho, mas dependia fundamentalmente do trabalho manual, embora já houvesse o emprego da máquina simples. Corresponde de modo geral, à transformação do artesão em assalariado, deixando; portanto, de ser ele o responsável por todas as etapas da produção. Aqui, já tinha um patrão, o detentor dos meios de produção. Corresponde à fase inicial do capitalismo, sécs. XVII e XVIII, sobretudo.
Maquinofatura - É o estágio atual, iniciado no séc. XVIII com a Revolução Industrial, podendo ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia modernas (carvão mineral, petróleo, etc), produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.
"Ciclos tecnológicos da Revolução Industrial": Identificados em cinco ciclos - ou ondas - de inovação, das fábricas têxteis do século XVIII até a era dos computadores, conforme esquema abaixo:
1785- lª onda-
1845 – 2ª onda
1900 – 3ª onda
1950-4ª onda
onda
1990 - 2020 –5ª onda
Força hidráulica
Vapor
Eletricidade
Petroquímicos
onda
Têxteis
Ferrovias
Químicos
Eletrônicos
Redes digitais
ferro
Aço
Motor a combustão
Aviação
Software
interna
Novas mídias
Fonte: The Economist, feb. 20'h, 1999, Survey, p.8
Os ciclos econômicos longos estão associados ás formas de organização do espaço geográfico, a energia hidráulica atraiu as fábricas para as margens dos rios. A máquina a vapor, desde