avenaria
Vedação em Edifícios
Alberto C.L. Jr. 1, Maria L.R.N.2
Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Civil
Rua Benfica, 455, Sala I-01, Recife/PE, Brasil, 50750-470.
RESUMO
Não raras vezes, costuma-se imputar ao processo construtivo tradicional brasileiro com vedações verticais em alvenaria a responsabilidade por gerar elevados desperdícios nos canteiros de obras, além de expressiva parcela de problemas patológicos das edificações. No entanto, o emprego mais recente de medidas de racionalização construtiva tem sido utilizado como um elemento diferencial na estratégia das empresas construtoras.
Este trabalho busca apresentar o desenvolvimento e a implantação de uma metodologia de avaliação quantitativa do potencial de racionalização das alvenarias de vedação em edifícios de múltiplos pavimentos. São apresentados o método, os critérios de avaliação, a ponderação adotada e a aplicação da pesquisa, realizados com 14 empresas construtoras brasileiras.
Os resultados obtidos permitiram disponibilizar uma importante ferramenta de auxílio aos gerentes de obras na avaliação quantitativa do potencial de racionalização da alvenaria de vedação, identificando ações que podem conduzir à melhoria da tecnologia construtiva.
1. INTRODUÇÃO
Muitas das mudanças percebidas hoje nos processos de produção das construtoras brasileiras são decorrentes da adoção de medidas empregadas nos últimos anos na racionalização de métodos construtivos e pela implementação da gestão da qualidade.
Essas transformações estão associadas as novas formas de organização e atuação no setor da construção civil, fortemente marcada pelo aumento do market share, expansão geográfica e diversificação de atividades (LORDSLEEM JR., FRANCO, BEZERRA, 2007).
A competitividade de mercado tem sido o grande estímulo para que as empresas invistam na modernização de suas formas de produção, de maneira