obras
Unidade II
5 A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Nesta unidade, nosso objetivo será compreender a partir de diversos ângulos o fenômeno da globalização e refletir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade.
Assim, partimos da seguinte indagação: qual é a influência que a globalização exerce sobre o mundo atual?
O que contemporaneamente chamamos de globalização é compreendido por Ortiz (1994) como um processo de mundialização do capitalismo, que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural, social, econômica e política.
O capitalismo passou por uma série de transformações no final do século XX, marcadas por uma liberalização comercial que levou a uma maior abertura das economias nacionais, resultando em mudanças nos processos de trabalho, nos hábitos de consumo, nas configurações geográficas e geopolíticas e nos poderes e práticas do Estado.
A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo como modo de produção e ação civilizatória de alcance mundial (ORTIZ, 1994). No cotidiano, a globalização se manifesta de maneira mais visível nas mudanças tecnológicas e nas alterações nos processos de trabalho e produção.
Figura 37 – Abertura do Fórum Social Mundial de 2005, em Porto Alegre
Barbosa (2003) define globalização como uma:
Expansão dos fluxos de informações – que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais –, pela aceleração das transações
70
CIÊNCIAS SOCIAIS econômicas – envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais – e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal (BARBOSA, 2003, p. 13).
Sob a perspectiva social, a globalização tem proporcionado fluxos migratórios em todas as direções e tem possibilitado também uma tentativa dos países avançados de impedir a entrada e permanência em seus territórios de povos que fogem da miséria e das guerras