estilosante campo grande
O estilosante Campo Grande é uma leguminosa desenvolvida pela Embrapa e lançada em 2000. É composta pela mistura física de sementes de duas espécies: Stylosantes capitata (80%) e Stylosantes macrocephala (20%), coletadas em solos de Areia Quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, após vários multicruzamentos, teve sua seleção definida.
Ambas as espécies podem chegar a mais de um metro de altura e seu florescimento ocorre nos meses de Abril a Maio, respectivamente, e a principal característica da sua persistência é a ressemeadura natural, já que as suas plantas são predominantemente anuais e bianuais.
É uma leguminosa que apresenta bons índices de proteína e tem na fixação de nitrogênio, uma característica marcante. Esta leguminosa vem sendo utilizada tanto na alimentação animal de bovinos, aves e suínos, quanto na consorciação com espécies perenes, como citrus.
PARA QUE FOI DESENVOLVIDO O CAMPO GRANDE?
Um dos maiores problemas enfrentados na pecuária de corte é a degradação das pastagens e o seu alto custo de manutenção, principalmente pela necessidade de uso de fertilizantes químicos nitrogenados, obtidos a partir do petróleo, recurso não-renovável, e custo comercial elevado.
O estilosantes é uma forrageira rica em proteína e executa uma função importante de transformar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente no solo, reduzindo os investimentos em insumos agrícolas, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais. QUAIS AS VANTAGENS DE SE PLANTAR O CAMPO GRANDE?
Além das características de bom fixador de nitrogênio no solo e seu alto teor protéico, o estilosantes Campo Grande possui ainda: grande adaptação a solos arenosos e de baixa fertilidade; alta produtividade de sementes; alta capacidade de ressemeadura natural; boa capacidade de persistência em consorciação com Brachiaria decumbens;
boa