uhsdushdush
1218 palavras
5 páginas
Alunos: Bárbara Marçal; Iohana Camargo e Uanderson Coutinho.Turma: AB13.
Disciplina: Forragem.
Professor: Ederson Américo de Andrade.
Fabaceas
Família de plantas dicotiledóneas, conhecida como leguminosas, se distribui por mais de 600 gêneros e 18 mil espécies. É constituída por plantas herbáceas, trepadoras, arbustivas ou arbóreas. Apresentam grande maioria das vezes, nas raízes associações com bactérias, formando nódulos bacterianos.
Genero Stylosanthe
Introdução da cultura: Stylosanthes macrocephala. O gênero Stylosanthes possui 44 espécies, sendo que 25 ocorrem no Brasil, principalmente na região do Cerrado.
Esta espécie é originária do Brasil central. Originalmente era restrita ao cerrado.
Características da cultura. Stylosanthes macrocephala M.B. Ferreira & N.M. Sousa Costa é um subarbusto perene. Possui muitos galhos, alcança de 20 a 80 cm de altura. A inflorescência é capitada, terminal ou axilar. Cada galho pode produzir de 10 a 30 flores. As sementes são marrom-amareladas ligeiramente mosqueadas de negro. S. macrocephala produz nódulos com rizóbios nativos.
Usos. Stylosanthes é o gênero com maior número de cultivares dentre as leguminosas tropicais usadas como pastagens. No Brasil oito cultivares foram liberados comercialmente no mercado. As espécies S. guianensis, S. capitata e S. macrocephala são as principais espécies com potencial de uso no Brasil. Atualmente encontra-se no mercado dois cultivares deste gênero, o estilosantes Mineirão e o Campo Grande. O estilosantes Mineirão é perene, semi-ereto, podendo atingir 2,5 m de altura. É muito tolerante à antracnose e permanece verde durante o período seco. Os teores de proteína bruta na parte aérea variam de 12 a 18%. Campo Grande foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte. É uma mistura física de sementes com 80% (em peso) de linhagens de S. capitata , tolerantes à antracnose e 20% de linhagens de S. macrocephala.
Solos. Tolerante a solos ácidos e com baixa