Fecundação
O útero tem na parte inferior uma pequena abertura, a cérvix que o liga a vagina. Durante a gravidez estes canais também se tornam flexíveis, para poderem dar passagem ao bebê ao nascer.
De cada lado do útero encontram-se os ovários, onde se encontram cerca de 300.000 células, os óvulos. Nem todas estas células chegam a amadurecer. Apenas cerca de 400 amadurecem. As primeiras amadurecem no início da adolescência e determinará a primeira menstruação. Ao amadurecer o óvulo sai do ovário e passa para um canal muito estreito que chega até o útero: a trompa de Falópio. De cada lado se encontra uma.
A ovulação, ou saída do óvulo do ovário, se dá cerca de 14 dias após o início da última menstruação. Quando se dá a ovulação o útero começa a se tornar mais espesso e macio. Isto acontece pois se o óvulo for fecundado por uma célula reprodutora masculina o útero estará preparado para receber e nutrir o embrião nas primeiras semanas.
Caso não se dê a fecundação o óvulo chega ao útero, e cai, juntamente com a espessa camada sangüínea que foi formada: é a menstruação. Cada 28 dias, aproximadamente este ciclo se completa e dos 400 óvulos que saem do ovário, apenas alguns são fecundados. Estes ciclos só são interrompidos durante a gravidez e na menopausa, entre 40 e 50 anos de idade, quando a mulher não tem mais condições para conceber e o ovário deixa de expulsar os óvulos.
Para que haja a concepção é necessário que se faça um encontro entre