Obras da copa com atraso !
Cerca de 30% da ampliação do terminal de passageiros ficará pronta até o início da Copa de 2014. A execução total termina apenas em 2016
Prevista para começar no segundo semestre de 2013, a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, vai se estender ao longo de três anos. O edital da licitação que escolherá a empresa responsável pelos projetos e pela execução das intervenções, lançado semana passada, prevê que parte da reforma do terminal atual seja concluída até 30 de maio de 2014 – às vésperas da Copa do Mundo, que começa em junho.
A Infraero trabalha agora para agilizar a licitação, que inicia formalmente com o recebimento das propostas, no dia 17 de dezembro. Todo o processo se dará pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), a fim de diminuir o período de espera entre o lançamento do edital e a contratação da empresa responsável. A previsão é que, no início de 2013, os projetos básicos e executivos comecem a ser feitos.
Orçamento
Preço final do projeto só será conhecido ao fim da licitação O valor total dos recursos que serão investidos pelo governo federal na elaboração dos projetos e na execução da obra do terminal de passageiros do Aeroporto Afonso Pena só será divulgado ao final da licitação, após a análise técnica e de preços das empresas participantes. Isto porque o processo vai ser feito por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), utilizado para flexibilizar e agilizar as licitações das obras da Copa do Mundo de 2014.
Especula-se que o valor até então divulgado pela Infraero para as obras – R$ 41,3 milhões – seja revisto para cima considerando a necessidade de novos projetos e a ampliação das intervenções previstas. O superintendente da Infraero em Curitiba, Antônio Pallu, garante que, independentemente da quantia a ser investida, os recursos estão assegurados e permitirão o início imediato dos serviços.
O RDC autoriza que uma mesma