Obras cinematográficas com o tema Justiça
1- O Advogado do Diabo
O jovem advogado, Kevin Lomax (Keanu Reeves), que nunca perdeu uma causa e é contratado por John Milton (Al Pacino) dono do maior e mais bem sucedido escritório de advocacia de Nova York.
Apresentado ao luxuoso ambiente dos grandes escritórios por Milton, Lomax fica deslumbrado e não dá atenção aos sinais de perigo que aparecem pelo caminho.
“O filme mostra que se o advogado não tiver o pé no chão, muitas coisas ruins podem acontecer”, diz o advogado Rafael de Carvalho Passaro, do Stocche Forbes Advogados, referindo-se ao mundo dos grandes escritórios de advocacia.
O Advogado do Diabo
Diretor: Taylor HackfordAno: 1997
Duração: 143 min.
Questão de Honra
A morte acidental de um soldado em uma base militar vai parar nos tribunais por suspeita de que tenha havido uma punição extra-oficial. O advogado encarregado, vivido por Tom Cruise, evita qualquer tipo de acordo na tentativa de descobrir a verdade.
Segundo Passaro, o longa retrata como uma entrevista bem feita com uma testemunha pode mudar o rumo de todo o processo.
Para Domingos Fernando Refinetti, o longa vale, principalmente, porque mostra um ambiente hostil ao jovem advogado, nesse caso o tribunal militar. “Destaco a atuação do advogado preso a uma situação nova e inusitada”, diz Refinetti.
Questão de Honra
Diretor: Rob Reiner.
Ano: 1992.
Duração: 138 min.
Anatomia de um Crime
O tenente Frederick Manion (Ben Gazzara) é acusado de assassinar um homem que teria estuprado a sua mulher. A promotoria diz que o estupro não ocorreu e que a vítima era amante da mulher do réu.O foco do filme é advogado de Manion, Paul Biegler (James Stewart) e sua atuação no tribunal.
“É um típico e épico filme sobre julgamento, tribunal e a atuação de advogados”, diz Refinetti. O especialista destaca o papel dos advogados que, no longa, são os grandes atores cuja função é criar um pano de fundo teatral para enredar os jurados.
“Mostra o advogado como sendo o centro das